terça-feira, 22 de abril de 2008

CONVENIÊNCIA OU COMPROMISSO!!!?

Noiva santificada, edificação sagrada, casa espiritual, coluna e baluarte da verdade...São muitas as metáforas bíblicas, especialmente paulinas, que descrevem e enaltecem a Igreja do Deus vivo. A Igreja é incomparável. Muito mais que uma organização em meio a outras, em contextos comuns, a Igreja é um organismo vivo, o Corpo místico, cujo Cabeça lhe garante propósito e projeção de proporções cósmicas.Por vezes, quando nos descobrimos em igrejas locais nos perdemos, ou pelo menos nos distanciamos da Igreja do Deus vivo.

Corremos riscos quando vemos igrejas locais como meros postos de atendimento, ou como lojas concorrentes em uma enorme praça de alimentação em também grandes shoppings da fé. Vários cardápios são colocados à disposição e, de fato, as escolhas são quase inesgotáveis. Há de tudo, para todos. Os pedidos podem ser diversos, de acordo com os gostinhos das crianças e as imposições dos mais velhos. Há opções convencionais, outras aparentemente sobrenaturais, e ainda algumas "sensacionais". Muitas alternativas, muitas escolhas, nenhum compromisso. Isto é conveniência.

A relação de um discípulo de Jesus com uma igreja local, não pode ser definida por meio de simples intuições flutuantes, ou racionalizações claramente secularizadas. Quando percebemos que o SENHOR da Igreja nos integrou em uma comunidade local, e esta é fiel reflexo e representação da Igreja do Deus vivo, descobrimos meios de interação como os demais membros. Encontramos espaços de serviço e estruturas de ensino, ou seja ouvimos e seguimos os nossos guias. Nos situamos e ficamos onde estamos. Fazemos o que precisamos, não necessariamente o que gostamos. Assumimos responsabilidades. Deixamos as nossas escolhas eventuais e conveniências. Ouvimos ao SENHOR, obedecemos ao SENHOR. Isto é compromisso.

0 comentários: