segunda-feira, 25 de maio de 2009

JOHN WESLEY - 271 Anos do Coração Aquecido

Ontem foi celebrado os 271 anos do coração aquecido de John Wesley. Quando recordamos este acontecimento, queremos avivar a nossa fé, nutrindo-a com o calor do Espírito, em uma dádiva de amor e serviço.
Gostaria de compartilhar com vocês esta mensagem que me abençoou muito ontem do Pr. Alcides Blois de 88 anos (Hoje na Igreja do Nazareno de Atibaia): "Condições da Inglaterra no séc. XVIII antes do Avivamento Wesleyano:Ainda que houvesse alguns traços de religiosidade na Inglaterra, a nação se caracterizava pela imoralidade e impiedade. Os estadistas e os intelectuais pouco contato tinham com a religião; na verdade, a classe superior ria dela. A massa do povo era pobre ignorante e bruta. A classe criminosa era atrevida; apenas para pequenos delitos era severa. Os líderes da Inglaterra encorajavam o comércio de escravos. A exploração de crianças e mulheres fazia parte do sistema industrial da época.
Houve um colapso dos padrões morais com desprezo aos votos do casamento, infidelidade e divórcio. O país se afogava em bebidas alcoólicas. A religião genuína estava em declinio e a própria igreja era fraca para enfrentar a deficiência moral do século. A Inglaterra estava fraca e doente. Mas Deus tinha um plano e um remédio para este século enfermo, no meio desta decadência Deus achou um homem chamado John Wesley que buscava a santidade.

Em 24 de Maio de 1738, voltava John Wesley de uma experiência missionária desanimadora ocorrida na Geórgia (depois de muito tempo ministro do evangelho, ao ver os morávios cantando e louvando a Deus diante da morte, percebe que ainda não era convertido), Ame'rica do Norte. Neste dia dirigia-se para uma reunião de estudo e oração na rua Aldersgate em Londres. Apesar de todo o seu passado no trabalho do Senhor John Wesley não tinha ainda encontrado a paz e a segurança que tanto almejava, ma nesta reunião Deus mudou tudo em sua vida. Eis como ele relata o ocorrido em seu diário: - "A tarde, fui sem grande vontade a reunião na Rua Aldersgate onde alguém lia o prefácio de Lutero na carta de Paulo aos Romanos: "A fé é uma energia no coração tão eficaz, viva e inspiradora que é incapaz de permanecer inativa. a fé é uma constante confiança na misericórdia de Deus para conosco, pela qual lançamos inteiramente em Cristo,e nos entregamos inteiramente a Ele."
Cerca de um quarto para as nove, enquanto ele descrevia a mudança que Deus realiza no coração pela fé em Cristo, senti meu coração estranhamente aquecido. Senti que confiava em Cristo, somente em Cristo, para a salvação, e uma segurança foi-me dada, que Ele havia perdoado os meus pecados, e salvou-me da lei do pecado e da morte." Ele depois testemunhou e compartilhou esta mensagem, buscou mais a Deus e formou as sociedades (Reuniões de busca mais profunda a Deus, com até 10 pessoas e depois iam se multiplucando), semelhantes ao clube dos santos. E assim muitos se converteram e houve um grande avivamento. Em seu diário ele relata em
1⁰ de Janeiro de 1739: -"Cerca de 3h da madrugada, enquanto persistiamos em oração constante, o poder de Deus veio poderosamente sobre nós, de tal maneira que muitos gritavam com júbilo extraordinário e muitos caíram no chão. Logo que recuperamos um pouco da surpresa e da admiração de que fomos tomados pela presença da majestade de Deus, exclamamos a uma voz "Nós te louvamos ó Deus, nós reconhecemos que tués o Senhor".

Consequências do Avivamento: O avivamento produziu os seguintes efeitos na sociedade: 1) Um despertamento espiritual que livrou a Inglaterra de muitos males e vicios; 2) Uma moderna filantropia de serviços sociais que de imediato reformou presidios, aboliu o tráfico de escravos e trabalho infantil, fundação de hospitais e casas de caridade; 3) Começo do movimento de educação popular, que deu origem as Escolas Dominicais; 4) Impulso a publicação e disseminação de boa literatura cristã; 5) Iniciação do moderno mov. Missionário; 6) A salvação da Inglaterra de uma sangrenta guerra, como a ocorrida na França no final do séc. XVIII. Deus salvou uma nação através de um homem que foi cheio do Espírito Santo e de centenas de seus discípulos que também o foram.

Você já imaginou o que deus poderia realizar na sociedade brasileira em termos de justiça social, ética e moral se milhares de crentes brasileiros fossem purificados do "eu" e de todo o pecado, ficando cheios da Espírito santo. Vivendo e andando no Espírito no lar, no trabalho, na escola, na faculdade, nas empresas, nas repartições públicas, no governo?
Que Deus possa tocar as nossas vidas e aquecer o nosso coração para que da Avenida Atibaia possa sair um grande avivamento que mexa com as estruturas da nossa nação."

0 comentários: