terça-feira, 18 de janeiro de 2011

TRAGÉDIAS

Diante das imagens de sofrimentos explícitos vistas nos últimos dias no Brasil e em ou-tras partes do globo, somos induzidos a abrir questionamentos: Afinal por quê? Até quando? As cenas de tragédias mais uma vez invadiram nossas casas, e nós, a pés enxutos, vimos as aflições e as agonias dos que padecem em função das chuvas e cheias que parecem inces-santes. Qual reflexão deve ser feita? Como reagir? As respostas são dificílimas, mas todas devem partir de uma inquietação íntima essencial.

A nossa sensibilidade não pode ser sedada! As imagens precisam invadir também o meu coração e o seu coração. Não é possível simplesmente "assistir" as dores de homens, mulheres e crianças criados à imagem e semelhança de Deus lutando pela sobrevivência em contextos de absoluta precariedade.

Sensibilidade em relação aos outros provoca compaixão e um importante desconforto íntimo. Não reaja como um alienado ao ver imagens angustiantes. Pare! Chore! Clame! Resista à tentação de simplesmente mudar de canal. Caso não possa prestar qualquer ajuda efetiva (o que é improvável), clame ao Céu para que muitos sejam mobilizados e os socorros certos alcancem as pessoas certas, rapidamente.

Ore ao Senhor a fim de que Ele envie a sua Igreja, seus "socorristas" e que os sinais da presença do Reino os acompanhem.

Tragédias são recorrentes e nós sabemos. Mas, jamais se acostume a elas.

0 comentários: