segunda-feira, 25 de junho de 2012

CONHECENDO AS PESSOAS DE VERDADE


Para sermos bem-sucedidos no mundo dos negócios precisamos conhecer pessoas. Costumamos dizer: “Conheço meus clientes”; “Conheço meus empregados”; “Conheço minha equipe”. Mas será que realmente os conhecemos? No trabalho lidamos com muitas pessoas. Trocamos mensagens de texto e emails ao longo do dia. Podemos ter informações sobre elas, conhecer seu histórico profissional, habilidades, como se vestem, o carro que têm, interesses pessoais. Mas será que isso significa que realmente as conhecemos?
Nosso mundo estimula conhecimentos superficiais. A comunicação é feita por mensagens gravadas, SMS's, emails trocados como bolas de pingue-pongue e ocasionais cumprimentos. Mesmo quando trabalhamos juntos, conhecemos os outros apenas por seus papéis no projeto. Avanços tecnológicos aceleraram a produtividade e a eficiência. Mas esse ambiente altamente tecnológico, e de pouco contato, tem cobrado seu preço no relacionamento e interação no mercado. Não podemos conhecer todos intimamente e não precisamos disso. Mas um esforço consciente e intencional pode nos recompensar com relacionamentos profundos e significativos, que podem melhorar a experiência profissional e pessoal.
Geralmente o ingrediente para um relacionamento forte é a adversidade. Qualquer um pode ser “amigo” quando tudo vai bem. Mas estressantes tempos difíceis de contrariedades e lutas tendem a revelar quem é verdadeiramente como é – bom ou ruim. Dar suporte um ao outro em tempos difíceis aprofunda e fortalece laços pessoais. Eclesiastes 4.12 afirma:
“Um homem sozinho pode ser vencido, mas dois conseguem defender-se. Um cordão de três dobras não se rompe com facilidade”.
Acontece o mesmo no campo espiritual. Podemos reivindicar que conhecemos Deus. Mas se conhecê-lo está restrito a crer que Ele responde nossas orações como queremos, não é isto que significa realmente conhecer a Deus. Um amigo sempre diz: “Deus é bom o tempo todo”. Isto inclui os momentos em que as coisas não correm como queremos. Vejamos alguns pensamentos da Bíblia a respeito de conhecer Deus: 
Conhecer sobre Deus. Observação superficial do mundo ao nosso redor fornece abundante informação sobre Deus. Portanto, é fácil conhecer “sobre” Deus. “Pois desde a criação do mundo os atributos invisíveis de Deus, Seu eterno poder e Sua natureza divina, têm sido vistos claramente, sendo compreendidos por meio das coisas criadas, de forma que tais homens são indesculpáveis” (Romanos 1.20).
Comprometidos em conhecer Deus. Podemos observar muito a respeito de Deus, mas conhecê-lo verdadeiramente demanda decisão e comprometimento. O apóstolo Paulo definiu isso como "o propósito de sua vida": “(Porque o meu propósito determinado é) que eu possa conhecê-lo – que eu possa progressivamente conhecer a Ele mais profunda e intimamente, percebendo e reconhecendo e compreendendo (as maravilhas de Sua Pessoa) mais fortemente e mais claramente” (Filipenses 3.10 – Bíblia Amplificada). 
Conhecer e confiar em Deus. Conhecer Deus é confiar que Ele sabe melhor do que nós o que necessitamos e o que é mais benéfico para nós.“Porque sou Eu que conheço os planos que tenho para vocês, diz o Senhor, planos de fazê-los prosperar e não de lhes causar dano, planos de dar-lhes esperança e um futuro” (Jeremias 29.11).
Por Robert J. Tamasy

0 comentários: