segunda-feira, 18 de junho de 2012

MELHORES COISAS AINDA ESTÃO POR VIR


“Se eu quiser manter a cabeça fora d’água, preciso ouvir tudo o que o professor tem a dizer” - foi o meu pensamento enquanto me esforçava durante a aula de engenharia na Academia Naval décadas atrás. Não me lembro que aula era, mas me lembro de passar por um momento difícil. E olhando para a esquerda, notei que meu amigo Paul não se esforçava de modo algum. Lá estava ele sentado, escrevendo música! Foi quando percebi que ele operava num plano de desempenho diferente de nós. 
Paul Robert Kleindorfer, carinhosamente conhecido pelos colegas por “Moose”, é um dos homens mais brilhantes que já conheci. Ao chegar à Academia ele distinguiu-se não apenas em assuntos acadêmicos, mas também nos esportes, no coral e na banda. Apesar disso, ele é lembrado mais por sua boa índole e seu grande senso de humor.
Depois da formatura, Moose assumiu um posto de comando no Exército. Minha esposa e eu gostávamos de visitá-lo em Pensacola, onde eu passava pelo treinamento naval aéreo e ele pelo treinamento das forças especiais da Força Aérea. Foi a última vez que o vi por muitos anos.
Hoje, Moose, ou mais apropriadamente, Dr. Kleindorfer, é destacado professor de pesquisa em tecnologia e gerenciamento de operações na INSEAD, Escola de Negócios. É também professor emérito de ciência da administração da Escola de Negócios Wharton, e ainda detém cargos na Carnegie Mellon University, no Instituto de Tecnologia de Massachusets e outras universidades e institutos de pesquisa internacionais. Publicou mais de 25 livros e inúmeros trabalhos de pesquisa. 
A última vez que o vi foi durante a 50ª reunião de nossa turma na Academia, quando ele me disse que tinha o mal de Lou Gehrig (esclerose lateral amiotrófica), doença das células nervosas do cérebro e medula espinhal, que controlam os movimentos voluntários. 
Como ele e a esposa vivem em Paris, não é fácil manter-me informado sobre seu estado de saúde. Mas, recentemente, ele nos atualizou a respeito de sua condição via email. A terrível doença tem cobrado um preço terrível, a ponto dele depender de outras pessoas para suas necessidades básicas. Ele concluiu dizendo: “Coisas melhores ainda estão por vir”.
Não sei se algum dia já fiquei mais profundamente comovido ou inspirado, do que por essas palavras de esperança escritas por meu amigo Moose. Somente quem conhece Deus pode falar de seu futuro com tanta certeza. 
A Bíblia afirma: “E este é o testemunho: Deus nos deu a vida eterna, e essa vida está em Seu Filho. Quem tem o Filho, tem a vida; quem não tem o Filho de Deus, não tem a vida” (I João 5.11-12). O que esta passagem me diz é que no plano eterno de Deus existem apenas dois tipos de pessoas; e no final o que importa não são nossas realizações, mas sim nosso relacionamento com Cristo.  
Se você estivesse no lugar de Paul, poderia dizer que “coisas melhores ainda estão por vir”? 
Por Fritz Klumpp

0 comentários: